quarta-feira, 28 de maio de 2008

A RESSURREIÇÃO DE UMA FAMÍLIA

Texto: Lc. 7. 11-17

Naim ficava aproximadamente 40 Km Carfanaum, era uma cidade pequena, mas, admirada por todos que passavam, pois tinha pastos verdes. O nome Naim; Significa "Adorável" em referência a “pastos verdes”. É exatamente nesta cidade tão agradável e bela que Jesus encontra uma família numa situação tão desagradável. Jesus encontra-se com um enterro, era o filho ÚNICO DE UMA VIÚVA. – era literalmente o enterro de toda a família.

VIÚVA – Era excluída na sociedade judaica, sem dono, sem perspectiva de futuro. A MORTE DO SEU FILHO – representava o fim de sua família, visto que não havia mais ninguém que gerasse descendência à sua família. A Condição Financeira da viúva levou toda a cidade a acompanhar o enterro e apoiá-la no tempo de mágoa. Aquela família vivia o pior momento de sua existência, aquela viúva vivia um dia daqueles... Talvez, haja nesta noite, alguma família vivendo também dias difíceis, de DOR, PRANTO MÁGOAS, RANCORES, FRUSTRAÇÕES, DESESPERO, EFERMIDADE...
Mas, o texto nos revela que Jesus interfere na dor daquela família, e eu quero dizer a você que o mesmo Jesus que interferiu naquela família está aqui nesta noite para operar em favor da tua.

I – JESUS OLHA DE FORMA ESPECIAL PARA NOSSA FAMÍLIA. (13)

“Vendo-a o Senhor...”

Na porta daquela cidade, houve o encontro de duas multidões, a multidão que seguia o enterro e a que seguia Jesus. Mesmo no meio de tanta gente, Jesus não perdeu aquela família de vista. Certamente em cada uma das multidões havia pessoas a espera de um milagre, mas naquele momento o olhar de Jesus estava para a dor daquela viúva. (O MESMO OLHAR QUE FEZ ZAQUEU DESCER DA ÁRVORE).
Era anoitecer em Naím, as trevas invadiam a cidade, mas o olhar de Cristo é a Luz que traz a verdadeira alegria. O olhar de Jesus está sobre nossa família, Ele conhece nossas dificuldades, Ele sabe onde deve ser ajustado e por mais difícil que esteja a situação, por mais impossível que seja aos seus olhos, MESMO QUE SUA FAMÍLIA CAMINHE DERROTADA ATÉ O CEMITÉRIO... PRESTE ATENÇÃO: JESUS ESTÁ OLHANDO PRA VOCÊ. “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” (Sl.34:15). Qualquer que seja o teu problema familiar (Álcool, drogas, adultério, financeiro, educação dos filhos, relacionamentos) Jesus está contemplando você.

II – JESUS TEM COMPAIXÃO POR NOSSA FAMÍLIA. (13)

“O Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela...”

Compaixão: desejo de liberar todos os seres do sofrimento e das causas do sofrimento. Os olhos do Senhor transbordaram de misericórdia(A mesma misericórdia que perdoou a mulher adúltera). A intenção de Jesus era livrar aquela viúva daquele sofrimento, Jesus estava pronto para mudar a história daquele enterro, A CARAVANA DA MORTE HAVIA SE ENCONTRADO COM A CARAVANA DA VIDA.
A compaixão divina foi despejada naquele anoitecer no coração cheio de amargura e trevas daquela família. Quando há trevas na face do homem, oEspírito Santo diz: Haja Luz”. (Gênesis 1:3).
Neste exato momento, Jesus está olhando pra sua família com compaixão, misericórdia ainda que venhamos a esconder algo Não há como encobrir os nossos problemas, pois Ele conhece-nos na nossa intimidade.

III – ANTES DE TRATAR DOS PROBLEMAS DA FAMÍLIA JESUS TRATA DO NOSSO CORAÇÃO. (13).

“E lhe disse: Não chores”

Naquele momento, não era o morto (problema) que precisava de cuidados, mas o coração de sua mãe. Jesus trata de confortá-la, de acalmar a tempestade do seu coração. (JESUS TAMBÉM FAZ O MESMO CONOSCO, É QUE MUITAS VEZES, DEVIDO AS CIRCUNSTÂNCIAS, NÃO OUVIMOS SUA VOZ DIZENDO: NÃO CHORES).
A ordem de Jesus a Viúva: Não chores. Significa em outras palavras: Não há mais motivos para chorar eu sou Jesus comigo presente TUDO É POSSÍVEL. “Na presença do Senhor há plenitude de alegria”. (Sl. 16:11).
O drama de sua família certamente não é de morte física como este. Mas pode ser de morte espiritual. Você tem chorado a caminhado contemplando o problema, você ta quase sepultando tudo isto. Desistindo de tudo. PARE AGORA. JESUS TE DIZ: NÃO CHORES EU ESTOU AQUI. Jesus para o cortejo ressuscita o mortoe o restitui a sua mãe.” (15).
Aquele anoitecer tinha tudo para ser marcado para sempre como um anoitecer de percas e dor. MAS JESUS TRASNFORMOU NUMA NOITE DE RESTITUIÇÃO DE SORTE QUE NAQUELE DIA HOUVE A RESSURREIÇÃO DE UMA FAMÍLIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!