sábado, 28 de junho de 2008

PERMANEÇAM NO MEU AMOR

“Como o Pai me amou, Assim eu os amei; permaneçam no meu amor.” (Jo. 15:9)


A narrativa de João 15 nos revela que há uma intimidade, uma cumplicidade, uma dependência, um amor enorme entre o Pai e o Filho:

a) Agricultor e Videira (1)
b) Amor do Pai e permanência do Filho neste amor (10)
c) Quem odeia o Pai, também odeia o filho (23)

Há um texto na Bíblia que diz: “... o amor é forte como a morte” (Cântico dos Cânticos 8.6). Assim é o amor de Deus: tão fiel, tão invariável, tão eterno que nem todas as águas do mundo o poderiam apagar!

Um dia, um menino perguntou: - “Papai, por que é que Deus nos ama tanto se somos tão maus?”. O pai, sem qualquer hesitação, respondeu: - “Porque Deus, meu filho, não sabe fazer outra coisa que não seja amar”.

“Ninguém mais do que Deus é necessário para assegurar-nos o amor de Deus”. disse Richard Sibbes. Deus ama porque não sabe fazer outra coisa...! Assim como a natureza do sol é brilhar, a essência de Deus é amar.

Jesus foi alvo do amor divino, “Como o Pai me amou”, e deseja transferir este amor para nós: “Assim eu os amei”, sob uma condição: “permaneçam no meu amor”.

I – PARA QUE EU PERMANEÇA COM VOCÊS. (Vers.4)

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.”

Sem Jesus não há valor em nós, o bom e o bem das nossas vidas é Jesus. Por isso precisamos de sua presença, de sua permanência em nossas vidas.

a) Nossa permanência em Jesus faz com que sejamos servos frutíferos: “vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”. (crente que não frutifica tem estado com Jesus em vez de permanecer)

b) Nossa permanência em Jesus faz com que nas tempestades da vida, no dia mal, quando o inimigo bater a nossa porta Cristo diga: “não temas crê somente”.

c) Todavia quem não permanece não tem nenhuma utilidade, nada a acrescentar na vida de ninguém: “ Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados”. (6)

II – E MINHAS PALAVRAS PERMANECERÃO EM VOCÊS. (7)

“e as minhas palavras permanecerem em vocês”

Diz-se que saco vazio não fica em pé, crente que não permanece no amor de Cristo não tem conteúdo. Permanecer no amor... é viver intensamente os valores cristãos: submissão, obediência, santidade, dedicação à leitura Bíblica e à oração, unidade, cuidar de si mesmo...

Muitos crentes não sabem nem o que dizer, não sabem manejar a Bíblia, são incapazes de ir buscar as promessas de Deus nela contida. (II Tm.2:15) “Procura apresentar-te a Deus...”.

O que nos deixará fartos, da Palavra Santa, é a nossa permanência no amor do Pai. "As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida" disse (D. L. Moody)

Muitas vezes o crente é solicitado para dá um conselho, um conforto, uma palavra, e somente amando o Senhor será capaz de desempenhar bem o que lhe foi pedido.

"Há pó suficiente sobre algumas de suas Bíblias para escrever 'condenação' com seus próprios dedos." disse (Charles Spurgeon).

III – EU RESPONDEREI AS ORAÇÕES. (7)

“pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.”

Esta não é a primeira vez que Jesus garante a responder nossas orações em (Mt. 7:7) também. Deus nunca deixou alguém, que a Ele orou, sem respostas. Orar é conversar com Deus e duas coisas são essenciais nesta conversa: fé e intimidade. A fé está relacionada com a confiança depositada em Deus e a intimidade com o amor dedicado a Ele.

Jesus atenderá nossas orações, se estivermos Nele em amor. Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!