segunda-feira, 7 de julho de 2008

COMO VOCÊ TEM VIVIDO EM CRISTO?
Pregado na PIBI em 17/05/06

Texto: Fp. 1. 27-30

Introdução: A nova vida em Cristo exige de nós um padrão de comportamento diferenciado das demais pessoas sem Cristo.

Quem não tem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas vive sem esperança, sem Deus, sem compromisso, vive uma vida imoral desprovidos de ética e santidade em (Ef. 2:12) “estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”.

Pessoas assim não tem nada mais a perder. Em contra partida aqueles que nasceram do Espírito tem uma reputação a zelar, um exemplo a dá. Em (Rm. 12:1) temos: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

O que é o culto racional? É o pensamento responsável da decisão que foi tomada (II Co.5:17) “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
O apóstolo Paulo está escrevendo para crentes, de sorte, que o texto lido por nós, trás uma preocupação do apóstolo: COMO VOCÊ TEM VIVIDO EM CRISTO?

Paulo sabia e nós também sabemos que a nova vida em Cristo é uma vida de renúncias, de consagração, de recomeço por isso Jesus disse: (Mc. 2:22) “E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova”.

Jesus é o vinho novo. Ou nós nos tornamos vasilha nova, ou jamais ele estará em nós.

Havia um problema na Igreja de Filipo. Alguns crentes estavam vivendo as duas vidas desfrutavam das coisas mundanas, sem nenhum peso na consciência, e visitavam a Igreja para cultuar a Deus irresponsavelmente. (COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO)

O desejo de viver duplamente, não limita-se apenas aos crentes da a Igreja de Filipo. No AT Deus levanta o profeta Jeremias para exortar alguns judeus (Jr.7. 2-3) “Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês de Judá que atravessam estas portas para adorar o Senhor; Assim diz o Senhor dos Exércitos. Corrijam a sua conduta e as suas ações...”.
I – A DIGNIDADE DO EVANGELHO ESTÁ NAS ATITUDES.

“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo”.

A nova vida em Cristo exige novas atitudes (Vinho novo e vasilha nova). Em Ef. 4:22-24 temos: “...Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano; e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

O meu falar, o meu agir, minha forma de ser, precisa estar de acordo com a Bíblia. Por isso Jesus disse: (Lc. 11:23) “Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.

II – A VIDA EM CRISTO EXIGE UNIDADE.

“...que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica”.

Jesus disse que um reino dividido não subsiste. Esta regra aplica-se a todos os seguimentos da nossa vida. IGREJA, FAMÍLIA, EMPRESA, TRABALHO...

Mas principalmente na Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo. Corpo simboliza conjunto, harmonia, coerência. NÓS JOGAMOS NO TIME DE DEUS. Portanto, num time cada um tem um papel a exercer.
Temos que lutar juntos por aquilo que acreditamos.

Na Igreja de Filipo era cada um por si, tal atitude era vergonhosa para o evangelho. A Bíblia nos ensina diferente (Rm 12:18) “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

Paz e unidade são referências de uma Igreja que deseja transformar o mundo.

A unidade da Igreja desemboca em serviço. Há vagas para todos aqueles que tiverem atitudes de uma nova vida em Cristo.

III – A VIDA EM CRISTO EXIGE OUSADIA.

“E que em nada estais intimidados pelos adversários”.

Alguns crentes de Filipo, não desenvolviam sua nova vida em Cristo por que eram constrangidos pelos amigos a abandonarem a Jesus.

Também muitos hoje pecam, desobedecem, escandalizam o evangelho porque preferem obedecer aos homens do que a Deus.

Se meus amigos só quiserem minha amizade se eu pecar contra o meu Salvador, é preferível perder os amigos e continuar com Jesus. (Fp. 1:21) “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!