segunda-feira, 11 de agosto de 2008

LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR...


Texto Ec. 12 :1/ Gn. 37. 2-5 – 45. 4-5

“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles“.


Dentre os muitos jovens que Deus usou na Bíblia, José merece destaque. Seu nome significa: “Que o Senhor me acrescente outro filho”. Filho caçula de Jacó. Diz a Bíblia que José tinha 17 anos (Vers.2). Quando sua história de vida começou a mudar.

José era o filho predileto de Jacó, pelo fato de José ser o filho da sua velhice (Vers.3) e como todo jovem José era um sonhador, o fato de ser o predileto e sonhador causava mal estar em seus irmãos. (Vers.4).

Deus vai usar José em várias etapas de sua vida, e daí em diante tudo o que houver na vida de José foi propósito de Deus.

I – JOSÉ FOI PASTOR DE OVELHAS. (Vers.2)

Com 17 anos José já trabalhava com seus irmãos como pastor de ovelhas ser pastor de ovelhas, na antiguidade, não era uma profissão muito respeitada. Era vista com desconfiança, roubos, fraudes e mentiras cercavam as vidas dos pastores...

Por isso os irmãos de José o odiavam, pois ele contava ao pai toda safadeza dos irmãos. “e contava ao pai a má fama deles”. (Vers.2).

Mesmo exercendo um trabalho sem futuro, José nunca lastimou, nunca recusou-se a realizar o seu trabalho, ele sempre disse sim ao seu pai: “Sim, Senhor, respondeu José” (13).

José era um pastor diferente porque sonhava, via um futuro melhor pra si, e não tinha receio de dizer isso. Quando seus irmãos o viam diziam: “lá vem aquele sonhador, diziam uns aos outros” (vers. 19)

Muitos jovens estão parando de sonhar... se você está vivendo uma situação difícil, está num trabalho sem perspectiva de futuro, está vendo a vida em preto e branco, perdendo o gosto pela vida, não se acomode, sonhe, lute, corra, viva, busque está junto ao Senhor e seus sonhos se tornarão realidades.


II – JOSÉ TAMBÉM FOI ESCRAVO (Vers. 36)

Imagine a cabeça de José, sonhava com um futuro melhor e de repente lá estava ele sendo vendido como escravo para potifar...

José tinha tudo para dizer: Meus sonhos se frustraram, acabou-se tudo, é o fim da linha. Não! ele não disse nada disso porque Apesar de escravo, Deus não se apartava de José. (39:2) “ O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio”.

Não sei o que tem aprisionado você, jovem, não sei o que tem retardado seus sonhos, mas, sei que tudo o quanto Deus faz é pensando no nosso bem, José em vez de melhorar de vida teve que descer... foi servir aos outros...

Apesar disso José não reclamou e Deus continuou com ele: “ Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do SENHOR estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo”.

Jovem Deus quer usar você na posição onde você se encontra, no emprego onde você está, na família onde você está inserido DEUS NÃO USA CARGOS ELE USA PESSOAS.

III – JOSÉ ERA TEMENTE A DEUS. (39:9)

“Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”

Mesmo assediado pela mulher de potifar, José não cedeu à tentação; para ele Deus estava acima de tudo: “ Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.” (Vers.10).

Imagino quão difícil foi para José, jovem, resistir as cantadas da mulher do seu senhor, todavia José tinha uma companhia bem melhor: a de Deus. Quando estamos próximos do Senhor Ele nos sustentará a todo tempo.

Muitos jovens tem caído diante das cantadas da vida... porque estão sozinhos, sem Deus, sem Cristo, distantes... está escrito: (Pv.28:28) “No temor do Senhor está a sabedoria e evitar mal é ter entendimento ”.

E Deus fez José descer ainda mais, Ele foi preso, sob falsa acusação de ter assediado a mulher de potifar o fim do verso 20 diz: “E José ficou na prisão”. O sonhador está preso. Seus sonhos? Presos com ele.
Mas o Senhor não havia abandonado José. “mas o SENHOR estava com ele e o tratou com bondade,concedendo-lhe a simpatia do carcereiro”

A vida de José desceu de ladeira abaixo, seus sonhos tornaram-se pesadelos mas José não ligava porque estava satisfeito com Deus.
Mesmo, jovem, preso, ele lembrava-se do seu Criador. E você?

José foi um jovem que sonhava com uma vida melhor, começou como pastor, desceu à escravidão, tornou-se prisioneiro, porém estas condições de vida não o deixaram esquecer-se de Deus. Lembra-te do teu criador... José era abençoado em tudo o que realizava: “ O SENHOR estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”.


Como está a tua vida em êxito ou em declínio?