quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ATENÇÃO: DESVIO


Texto: Hb. 2:1


“Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos;”


Antes de voltar para o Pai, Jesus deixa uma ordem, uma missão para os seus discípulos: “Ide por todo mundo...”(Mt. 20:28)
Cada crente sabe, ou pelo menos deveria saber a razão maior de existir. O apóstolo Paulo nos faz lembrar ao dizer (Cl.1:13): “Ele (Jesus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.

Não há como fugirmos desta incumbência divina. Deus tem uma missão para mim e para você e não há mais como voltarmos atrás (Hb. 4:13) “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Temos contas a prestar.

A Igreja do século XXI é mais trabalhosa do que a Igreja primitiva. A Igreja primitiva vivia para ganhar almas pra Jesus. A Igreja atual vive para ganhar almas pra Jesus e luta para não perder os crentes que já estão dentro.

O pedido do autor de Hebreus não é vão: “Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.” Porque muitos se desviam do Evangelho?


I – FALTA DE ATENÇÃO AO QUE É PREGADO.
“prestemos maior atenção ao que temos ouvido,”

Os apóstolos disseram: “Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At. 4:20).

As pessoas chegam às Igrejas, hoje, prestam atenção em tudo menos na voz de Deus que emana do púlpito. Geração desatenta faz ouvido de mercador. Resultado naufrágio da fé: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm. 10:17)
Quando Deus chamou Samuel, este ainda garoto teve a sabedoria de dizer: “Fala, Senhor porque o teu servo ouve”.
A falta de atenção à pregação tem levado muitos a se desviarem:
Da Doutrina Bíblica, da Santidade, do Primeiro Amor, da Consagração e por fim da Fé.

II – PELA FALTA DE CONTEÚDO BÍBLICO. ( II Tm. 3:16)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”

A Igreja primitiva tinha um alicerce em Atos encontramos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos...”. A geração de hoje não sabe o que é leitura diária da Palavra.
Se os crentes de nossas Igrejas vivessem na íntegra o que Deus disse a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Tudo seria diferente em nossas Igrejas e no avanço do evangelho no Brasil e no mundo. Nas vidas dos crentes, das famílias dos pastores...

Nossos erros nascem da nossa ignorância Bíblica: “Errais não conhecendo as Escrituras...”

As escrituras ensinam: a honrar pai e mãe, a amar ao próximo, a respeitar a autoridade pastoral, a não matar, roubar, adulterar, não pecar, a dá o dízimo... (o Povo desconhece)


III – PORQUE NUNCA TIVERAM UM REAL ENCONTRO COM CRISTO. (Jo. 6:37)

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei”.

Muitos abandonam a Cristo, porque na verdade nunca o conheceram.

Jó era temente a Deus, mas somente no final de sua vida disse: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar... Saulo, Zaqueu, Mulher Adúltera todos mudaram de vida.

Muitos conhecem as bênçãos, o poder, a autoridade do Nome, mas não o conhece como Salvador Pessoal. João, o discípulo amado nos conta: “Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue...” (Mc. 9:38)

Por isso Jesus nos alerta “ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.