sábado, 6 de setembro de 2008

O QUE ESTÁ FALTANDO PARA O BRASIL SER FELIZ...


Texto: Sl. 33:12

Como é feliz a nação que tem o SENHOR como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!


O Brasil é um País com dimensões de continente. O mundo conhece o Brasil por vários nomes. País do Futebol, carnaval, cujo povo é alegre, solidário, simpático e caloroso. Pai tropical cheio de belezas naturais.

O Brasil tem se tornado conhecido por outras façanhas: Pais da impunidade, do jeitinho brasileiro, das milícias, dos traficantes, da fraude, do caos social, político e econômico, da degradação da família que quando não é dilacerada pelo divórcio é a tragédia que a dissipa, através da violência doméstica...

O salmista diz que “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor...”. Em outras palavras, infeliz é a nação que não tem Deus.

Contudo, todos querem viver felizes em meio a este caos chamado Brasil. O que está faltando para o Brasil ser feliz?

I – TER DEUS COMO SENHOR.

“Como é feliz a nação que tem o SENHOR como Deus”

O Brasil é o país do sincretismo religioso, candomblé, umbanda, espiritismo, idolatria, hinduísmo, budismo, islamismo... Nenhumas delas usam a Bíblia como regra de fé.

Não há temor pelo Senhor, aliás, o Brasil tem muitos senhores, porém nenhum deles é o Nosso Deus.

Ter Deus como Senhor, é tê-lo como a única esperança, é confiar somente Nele, é prestar culto exclusivo a Ele “Somente ao Senhor teu Deus adorarás...”

É ver o domingo como o dia do Senhor, e não como um dia que compõe o fim de semana. (40% dos crentes ficam em casa no Domingo para descansar)

O nosso país, majoritariamente cristão, segundo as estatísticas, deixou Deus de lado. Vivemos num Estado laico. Há projetos tramitando no congresso nacional que afrontam a Deus e sua Palavra. (Pl. 122)

Não admira, portanto, que nos sintamos abandonados, infelizes, sem esperança e esta condição reflete diretamente na vida familiar.

II – É PRECISO QUE O POVO QUE DEUS ESCOLHEU FAÇA JUS A ESCOLHA.

“O povo que ele escolheu para lhe pertencer!”

Se, Deus nos escolheu, temos que valorizar esta escolha. Temos que ser autênticos representantes deste Deus. Paulo disse (II Co. 5:20): “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus”.

A Inglaterra, berço do evangelho, pós-reforma protestante, está agonizando, as Igrejas estão vazias, fruto da não valorização, pelos crentes, da escolha feita por Deus. “convertemos o mundo, quem nos converterá?”

Feliz é o povo que Deus escolhe para ser Seu. “Somos geração eleita, Sacerdócio real, Nação Santa...” (I Pe. 2:9). Nossa felicidade está em Deus e no fato de sermos Dele.

É valorizando a escolha de Deus por nós, que a felicidade tomará conta do nosso ser e o Brasil perceberá que há um povo diferente: O POVO DE DEUS.

O salmista nos adverte (Sl. 34:12): “Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”

III – A CONSCIÊNCA DE QUE SOMOS DELE. (Sl. 100:1)

Reconheçam que o SENHOR é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Há três verbos neste texto que precisam ser examinados: Reconhecer: Este cabe a nós. É dever nosso ter esta consciência: O Senhor é o nosso Deus.

Moisés disse ao Povo lá no deserto: “Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o SENHOR é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.” (Dt.4:39).

O Brasil sofre pela falta de consciência “espiritual” de muitos crentes. Há crentes que tem consciência de tantas coisas terrenas...

Fazer“Ele nos fez “ Esta parte pertence a Deus somos feitura dele diz Paulo. Não somos de nós mesmos, Deus nos fez para Ele (Ef.2:10). “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Deus nos fez para um fim exclusivo e, se não formos conscientes disto, jamais seremos felizes.

Ser:E somos dele”. Ou seja, temos um dono, um Senhor a quem devemos obediência, temor, serviço, comprometimento, testemunho, santidade. É impossível ser de Deus e viver uma vida diferente do que sua Palavra prega.

O Brasil precisa de crentes conscientes, conhecedores da Palavra que liberta, crentes que sabem que se, Deus não mudar a história, ninguém mais pode fazer.

Para o Brasil ser feliz é preciso que as Igrejas estejam repletas de crentes felizes: que tenha Deus como Senhor, que faça justiça a esta escolha e que seja consciente de que pertencemos a Ele.