domingo, 5 de outubro de 2008

REFLEXÃO DA SEMANA


QUEM SÃO VOCÊS

Texto: Rm. 12:3/(At. 19:15)


“Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?”


A Bíblia vem duma palavra grega que significa LIVROS, OU CONJUNTO DE LIVROS. Poucos livros são tão conhecidos em todo o mundo como a Bíblia. Ela é a revelação da Palavra e vontade de Deus para nós. É fonte de toda verdade que precisamos conhecer.


Dentre tantas verdades uma mostra-se à nós hoje: no Reino de Deus,e na anunciação do seu evangelho não há espaço para a soberba, para o orgulho, para aquele que quer ser estrela, ter fama e se sentir melhor do que seu próximo. Em (I Pe. 5:5) encontramos: “revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


Jesus nunca buscou ser famoso, mas o povo o atribuiu fama, pelos seus milagres e ensinamentos, porém Jesus fugia deste rótulo, desta fama, e retirava-se para lugares solitários (Lc. 4:37) “E a sua fama corria por todos os lugares da circunvizinhança “


Jesus sabia quem era a que viera a este mundo. Uma das funções da Bíblia é nos mostrar quem realmente somos. A Bíblia tem o poder de fazer cair nossas máscaras, nosso disfarce.

Ao nos depararmos com o Cristo da cruz, logo percebemos os nossos erros, nossas falhas, quem realmente somos, nosso verdadeiro ser. A Bíblia é um espelho... e ela nos diz nesta noite que:


I – DEVEMOS TER OS PÉS NO CHÃO.


Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter;


A pior coisa que pode existir no ser humano é o desejo de querer SER mais... É ter impregnado em si mesmo o ar de superioridade. Jesus disse: “aprendam de mim...”

O único Todo-Poderoso do Evangelho é Deus. Este não falha, não peca, não mente, nem fala de... Ele fala à...

Em seu ministério Jesus nunca, apesar de ser, demonstrou querer ser mais do que os outros “O servo não é maior do que o seu senhor...”

Se, Jesus, Deus em forma de homem (Fp. 2:8). “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Porque muitos crentes se acham? Não coloque seu cargo função ou dom acima das pessoas...

Tenhamos os pés no chão


II – COM OS PÉS NO CHÃO, TEREMOS EQUILIBRIO.


“Mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado,”


O desequilíbrio é fruto da falta de direção, equilíbrio significa coerência, maturidade, a pior coisa que pode existir numa pessoa é o desequilíbrio.

Há pessoas frias demais para Cristo e sua Igreja, outras são quentes demais, chegando ao exagero... O Diabo trabalha nos extremos...

Satanás lhe diz que você nunca será um crente verdadeiro, isto lhe desanima, em contra partida ele lhe diz que você é superior ao seus irmãos de comunidade...

Ilustrar: Jesus era equilibrado em suas decisões. Mulher adúltera – É possível manter o equilíbrio quando ficamos em silêncio.

Devemos manter o equilíbrio, tendo equilíbrio sabemos onde estamos, quem somos e pra onde devemos ir.

Ilustrar: O apóstolo Paulo tinha um conceito equilibrado “esquecendo-me das coisas que para trás ficam...”


III – TENDO EQUILÍBRIO TEREMOS UMA FÉ EQUILIBRADA


“...de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”


Uma fé equilibrada é uma fé com direção, atuante. Uma fé que agrade a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Uma fé equilibrada é aquela que traz à existência aquilo que não existe. É aquela que sabe em quem tem crido...

Ilustrar: Os discípulos, mostrando desequilíbrio na fé, recorreram a Jesus. (Mc. 9.24) “Creio, ajuda-me a vencer minha incredulidade”.


Isto é equilíbrio na fé. Você tem? você se conhece? Quem é você?