segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Reflexão da Semana

REPUTAÇÃO & CARÁTER
Pastoral Nº 03

Texto: Pv. 6:12/ Pv. 22:1

“O perverso não tem caráter. Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas; A boa reputação vale mais que grandes riquezas...”

O dicionário Aurélio, da nossa língua portuguesa, define caráter como: "qualidade inerente a uma pessoa; o modo de ser, sentir e agir de um indivíduo".
Em outras palavras, o caráter é intransferível qualidade que pertence a uma pessoa desde que ela nasce até a morte. Caráter é aquilo que está dentro de mim em minha consciência, fruto da educação recebida.
A Reputação é o resultado do que [um indivíduo] faz e diz; e, do que os outros dizem sobre ele. Ou seja, a reputação é a exteriorização do caráter. Há pessoas que morrem de medo de perder a “boa reputação” construída com muito esforço... Mas, se esquecem ou, não sabem que mais importante do que não perder a reputação é não perder o caráter.
Por isso, John Wooden, diz: “Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é."
A Bíblia alerta: quem não tem caráter é perverso, semeador de contendas e, no pronunciar de suas palavras emanam coisas maldosas.
Diante desta dicotomia, não nos resta outra coisa a não ser refletir nas palavras de Cato, o Velho; Que viveu em 234 antes de Cristo: "Não conseguimos controlar as más línguas dos outros, mas uma vida decente nos capacita a desprezá-las." No dizer de Cato, vida descente é caráter.

Pr. Hugo Vinicius