segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FECHANDO OS MUROS

Fechando os Muros

Texto: Ne.4.1-9

Depois de vistoriar os muros de Jerusalém e perceber que só havia ruínas e escombros Neemias disse ao povo: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha. 2:17".

Por quê Neemias teve pressa para reconstruir o muro?

a) Sem os muros não se havia separação dos inimigos,

b) Com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam.

c) Seu paganismo, sua idolatria continuavam dentro dos muros de Jerusalém.

O capítulo 4 nos conta um pouco do que houve durante os 52 dias de construção. A reconstrução foi feita, mais diante de muita oposição,

Este texto nos mostra que a vida cristã é uma guerra contínua...

1. Para reconstruir os muros Neemias enfrentou o escárnio ( Neemias 4:1-3).

Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é o descaso, e foi essa a primeira que ele usou contra Neemias. O inimigo tentou diminuir a auto-estima do povo de Deus chamando-o de fraco; (frágil). (Vers.2)

Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros,. Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês, para que vão oferecer sacrifícios a esse Deus?

Neemias e povo viveram naquele dia a sexta-feira da crucificação: (Dia de vergonha, de exposição pública, de humilhação, de incapacidade diante dos fatos ao redor).

Jesus também passou pela sexta-feira. (Mt.27:31) “Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo”.

Muitas vezes nos achamos nas sextas-feiras da vida, humilhados, envergonhados, à margem do fracasso e da derrota; sob olhar dos inimigos.

Se quisermos fechar os muros precisamos ter ânimo para resistir ao escárnio do inimigo sabendo que para cada lágrima há um rio de esperança... (Is.61:7)

II – PARA RECONSTRUIR OS MUROS É PRECISO CONFIAR NA PROVISÃO DE DEUS. (Vers.14ª e 20b)

O povo começou a parar a obra, estavam sem forças e desanimados reclamavam dos entulhos. (Vers.10), Eles sentiram que não tinham capacidade para concluir a obra. Moody dizia: “O maior obstáculo da obra são os obreiros”.

Um povo desanimado sempre olha para as circunstâncias em vez de olhar para o Senhor, escuta mais a voz do inimigo do que a voz de Deus.

Naquele momento Neemias e o povo viveram o sábado da crucificação. (Dia de espera, ansiedade, expectativas, sentimento de mãos atadas).

As mulheres que seguiam Jesus experimentaram o sábado em suas vidas (Mt.27:61). Muitas vezes no meio da obra, da reconstrução, somos surpreendidos por um súbito desânimo, o sábado da crucificação nos acerta em cheio, ficamos envolvidos pela ansiedade, paramos diante dos entulhos... Neste momento precisamos voltar os olhos para provisão Divina. (Vers.14ª e 20b).

Como disse o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós...” Rm 8:31) III – PARA RECONSTRUIR OS MUROS É PRECISO ORAR, VIGIAR E TRABALHAR. (vers.9,17,22)

Neemias nos ensina que a oração é a coisa mais prática que podemos fazer na crise: “Mas nós oramos ao nosso Deus”. Mas também nos ensina que ela não é um substituto da ação: “e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles”.

A oração nos capacita a dar vazão ao que sentimos e nos capacita a olhar o problema da perspectiva de Deus.

Não basta apenas orar, é preciso vigiar. Precisamos manter os olhos abertos. É preciso que haja estreita conexão entre o céu e a terra.

Muitos caem porque deixam de vigiar: Sansão caiu não diante de um exército, mas no colo de uma mulher; Davi não perdeu... mas, na cama do adultério. Pedro não vigiou e dormiu; porque dormiu na hora que devia orar, negou ao Senhor

Jesus disse (Mt.26:41): “vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Talvez os muros de nossas vidas ainda estejam no chão ou pela metade, porque não conseguimos harmoniosamente orar, vigiar e trabalhar.

Neemias orou vigiou e trabalhou (vers.21-23) e por isso o domingo da ressurreição chegou em sua vida. Significa vitória sobre os inimigos. (Ne. 6:15-16)