terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DÍZIMO: ASSUNTO ESPIRITUAL



Texto: Lc. 21; 3-4

“Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.
É interessante e até engraçado saber que para muitos crentes a pregação sobre dízimos e ofertas não tem conteúdo espiritual. Não é voz de Deus. É terrena e humana.

Li recentemente o relato de um pastor que pregou sobre mordomia e após o sermão escutou de uma irmã: “Pastor o senhor não tinha um assunto mais espiritual para pregar hoje?” então, perguntou o pastor: "o que seria um assunto mais espiritual? Ela respondeu: “ é que amanhã tem ceia e queria ouvir algo sobre Jesus nosso Salvador”

Como encaramos, irmãos, a questão de dízimo? Dizimar é um assunto menos espiritual que orar, cantar, ler a Bíblia, fazer visitas missionárias? Dizimar é um assunto meramente financeiro? O que tem a Bíblia a nos dizer sobre esse tema?

As finanças foram o terceiro assunto mais falado por Jesus em seu ministério, Jesus encarava os dízimos e ofertas como parte do Culto a Deus. O texto lido nos informa: “Estando Jesus a observar...”

Se o momento de dedicarmos nossos bens ao Senhor não fosse importante Jesus não ia gastar tempo observando. ELE CONTINUA COM A MESMA PRÁTICA.

A observação de Jesus Nos dá algumas lições hoje

I – HÁ CRENTES QUE OFERTAM A DEUS DOS “RESTOS” QUE LHE SOBRAM.


“Todos esses deram do que lhes sobrava”

Jesus percebe um certo ar de arrogância nos ricos e não vê neles generosidade em entregar as ofertas... eram as sobras não a prioridade.

Jesus vê o que damos e porque o fazemos e sabe quem dá do seu melhor para Deus.

Pouca coisa mudou entre aquele dia e as ofertas entregues a Deus hoje. Queremos que Deus nos torne prósperos. E a maioria devolve a Ele restos.

Isto não aplica-se apenas ao dinheiro, mas ao tempo dedicado também, damos Deus o resto do tempo que temos. (Selecionar professores para EB 2009)

Deus deseja ser honrado com as nossas primícias desde a vida financeira até nosso serviço voluntário em sua casa. A ordem no AT para o dízimo era: "As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus; (Êxodo 23 : 19)

II – OS RECURSOS FINANCEIROS QUE SUSTENTAM O REINO SEMPRE VEM DOS MAIS POBRES.

“Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.”

Jesus não disse: eu acho; antes, afirmou. A viúva deu mais que todos... Jesus ao observar o momento de dedicação das ofertas interessa-se na proporção, e não no valor dado – de quanto abrimos mão, não em quanto damos.

Jesus também não se impressionava coma beleza dos templos “Covil de Salteadores” (Lc. 19:46). Ele se impressionava com a beleza dos seres humanos submissos e fieis a Deus.

A oferta daquela viúva é falada até hoje. Pouca coisa mudou. São os pequenos que sustentam as Igrejas enquanto as mais abastados lançam suas sobras: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." (Marcos 10 : 25)

III – NÃO É PRECISO TER PARA DEDICAR A DEUS É PRECISO SER FIEL A ELE.

“da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

Muitos crentes dizem: não sou dizimista porque não trabalho, outros dizem: “eu ganho pouco”, outros ainda a Igreja é rica... e sua fidelidade com Deus onde fica?

Aquela viúva era pobre em riquezas terrenas, mas, milionária em valores espirituais: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" (Mateus 5 : 3)

Hoje nas Igrejas há a inversão destes valores cada vez mais as pessoas juntam tesouros para este mundo, enquanto a busca para ser alguém em Cristo fica comprometida. "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;" (Mateus 6 : 19).


Aquela viúva tinha crédito no céu e você? Dízimo é assunto espiritual na medida que você ora a Deus pedindo que Ele sustente sua casa, seu trabalho, seus filhos... SEJA DIZIMISTA VISTA ESTA CAMISA.