domingo, 22 de fevereiro de 2009


O QUE ACONTECE QUANDO ROUBAMOS A DEUS?


Texto: Ml. 3. 8-10

Introdução: Estou sendo constrangido por Deus a falar de novo sobre dízimos e ofertas. E, se isto tem lhe incomodado pode ficar a vontade para ir embora. Porque esta é a voz de Deus para sua Igreja neste momento e a Bíblia diz (Jo. 8:47) “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; se você inquieta-se e não gosta de escutar este tipo de Palavra está explicado: “por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.”

Sei que estamos vivendo uma crise financeira mundial. A crise pode bater a porta da minha casa; MAS, ELA NÃO VAI ENTRAR PORQUE DEUS É MAIOR DO QUE ELA. (Sl. 91:10) “Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda”. É bom ouvir isso!!! Mas escuta a próxima:

CRENTE com crise financeira é crente infiel ao Senhor nos dízimos e ofertas, infiel nos trabalhos da Igreja, é crente egoísta que só pensa em si mesmo. Resultado? CRISE NO LAR, NO CASAMENTO, NO TRABALHO, NO BOLSO.

O texto lido é um dos mais duros sobre dízimos e ofertas. E nos trazem grandes lições:

I – PARA DEUS NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE O CRENTE QUE NÃO DEVOLVE O DÍZIMO E O LADRÃO. (Vers. 8)

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.”

Ladrão é aquele que rouba que subtrai o que não é seu; então Deus nos diz que quando não somos dizimistas estamos roubando a ELE. Davi disse: “Quem sou eu, e quem é meu povo, para que possamos fazer-vos voluntariamente estas oferendas? Tudo vem de vós e não oferecemos senão o que temos recebido de vossa mão. (I Cr. 29:14).

Sobre o ladrão Jesus diz: “O ladrão vem somente para matar roubar e destruir...”

Quando não entregamos o dízimo, nós matamos os projetos da Casa do Tesouro, roubamos as oportunidades da Igreja crescer e acabamos destruindo o ministério local.

Wiersbe comentando este texto conclui: Quando o povo de Deus não é fiel em seu doar, não apenas rouba ao Senhor, mas também a si mesmo.”

Isso nos trará prejuízos incalculáveis. A Bíblia diz: "Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude." (I Coríntios 10 : 26). Tudo é do Pai. E não devolver é no mínimo apropriação indébita.

O Rio Jordão desemboca nos dois Mares da palestina: o mar da Galiléia (águas doces e cheio de vida) e o mar morto ( onde não há vida, pois retém tudo que recebe) O mar generoso" têm vida e proporciona a vida. O mar "egoísta" não tem nada, só sal e solidão.

II –PARA DEUS QUEM NÃO DEVOLVE O DÍZIMO COLHE MALDIÇÃO. (Vers.9)

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.”

Nós colhemos o que plantamos, o dízimo é um ato de adoração a Deus, ato de fé e comprometimento com a expansão do Reino; é investimento para levar o evangelho a outros.

Se, não temos o interesse de investir no Reino, de abençoarmos a Igreja, porque Deus haveria de nos abençoar? “Com maldição sois amaldiçoados”.

Partidos políticos, clubes de futebol e agremiações de carnaval são financiados pelos seus sócios e simpatizantes e porque os membros do corpo de Cristo não fazem o mesmo? "Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." (I Coríntios 12 : 27).

Muitas pessoas só sabem sugar, é só venha a nós, querem pra si, mas não querem dá. E por não serem mantenedores do reino colhem maldição.

Wiersbe mais uma vez nos ajuda: “É claro que dá o dízimo não é barganhar com o Senhor; todavia, Deus promete abençoar e cuidar dos que são fiéis em seu serviço cristão”.

III – PARA DEUS O DÍZIMO É MANDAMENTO E PROVA DE AMOR DO CRENTE PARA SUPRIR A CASA DO SENHOR . (vers. 10a)

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa”,

Dízimo é inegociável. Quem não é dizimista desobedece a Deus. Há uma ordem: TRAZEI... E ainda explica: todos, não apenas uma parte, não uma minoria e ao local exato: A CASA DO TESOURO.

Muitos negociam com o dízimo, não trazem para Igreja e para livrar-se do peso na consciência compram algumas cestas básicas e doam...

O próprio Deus diz: “para que haja mantimento na minha casa” nossos dízimos e ofertas são expressões da nossa fé e amor a Deus. No entanto, quando o amor esfria a infidelidade vem a tona. Se todo crente devolve-se ao Senhor o que lhe é devido...

Mas no texto também há uma vontade imensa de Deus em abençoar o seu povo quer saber como? Mude de atitude, abra seu bolso para o Senhor: “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!