terça-feira, 10 de março de 2009

JESUS: MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

Texto: Tito 2:11

“Porquanto, a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”

Todos nós conhecemos os cinco princípios basilares da reforma Protestante: Somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça e Glória somente a Deus. Queria compartilhar hoje com a Igreja sobre a Graça. Com base no texto lido, carta de do apóstolo Paulo à Tito, jovem pastor e filho de ministério de Paulo.
Ao fazermos uma leitura superficial do texto, saltam aos nossos olhos a o verbo manifestar: Paulo disse: A Graça de Deus se manifestou. Manifestar vem do grego Ἐπιφάνεια, siginificando aparição, também chamada de Epifania, ou seja, aparcição divina para socorrer...
Desta forma, em Tito, Epifania é a vinda da Graça, ou seja, a Graça de Deus apareceu para nos socorrer. Não obstante, queridos, fica claro perceber que a Graça Manifesta não é ninguém mais senão Jesus Cristo.
João em seu evangelho no capítulo 1:1 nos conta da ercarnação (aparição) do Verbo para habitar entre nós; o apóstolo Paulo escreve a Timóteu e diz (I Tm 1:15) “...Que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores...”. Então, ao analisar tais textos podemos chegar a uma simples conclusão: Jesus é a manifestação de Deus. E , sendo assim queria destacar três maneiras do Cristo ser manifesto hoje:

I – JESUS É MANIFESTO PELA SUA IGREJA. Ao ser a Igreja uma agência anunciadora do Reino de Deus, ela anuncia a Cristo, mediante a Palavra pregada. A Igreja é a voz profética de Deus ao mundo e o escopo desta voz profética é dizer que há vida e salvação em Jesus. O apóstolo Paulo escrevendo a ao seu filho ministerial Timóteo (3:15) disse: “A Igreja do Deus vivo é coluna e baluarte da verdade”. Cristo é a verdade.

II – JESUS É MANIFESTO PELA NOSSA FÉ. A Bíblia nos conta como se dá o processo da salvação e ela diz que: “Pela Graça sois salvo, mediante a fé” (Ef. 2:8). Cristo nos salvou, o apóstolo Paulo deixa claro ao afirmar: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (I Coríntios 1: 18) desta forma Jesus sera manifesto em nossas vidas através da nossa fé.
A fé: salva, cura, liberta, agrada a Deus, glorifica a Cristo. Portanto, na medida em que não cremos, no momento em que vivenciamos uma crise de fé; Cristo fia impedido de manifestar-se em nós. A não ser que peçamos ajuda a Ele em nossa falta de fé com fez o pai do jovem pocesso (Mc. 9:24) “...Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé”.


III – JESUS É MANIFESTO PELO NOSSO TESTEMUNHO. É vontade de Deus que apresentemos um bom testemunho. Os nascidos do Espírito, devem ter novos hábitos, nova vida. Pedro nos diz (I Pe. 2:15) “Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;”. O autor de Hebreus diz que somos observados pelas pessoas que nos cercam (Hb.12:1) “ Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”. Dito isto compreendemos que Cristo não revela-se na vida daqueles que vivem dando mal testemunho.
Queridos irmãos o testemunho fala mais alto do que as palavras em (I Tm.3:7) lemos “ Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” Fomos chamados pela graça e convidados a nos encher da Graça que é Jesus, precisamos ser como Ananias: "E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam," (Atos 22 : 12)


Pr. Hugo Vinicius




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!