segunda-feira, 25 de maio de 2009

Reflexão da Semana


CRÍTICA


“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Fp. 4:5)


Todos, sem exceção, já foram ao menos uma vez na vida criticado por alguém. É preciso conhecermos a origem deste hábito, visto que Bíblico ele não é. Na teologia da Graça e nos Evangelhos não há espaço para críticas.

Em jornalismo, a crítica é feita pelo crítico, jornalista ou profissional especializado da área. O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar; para Filosofia a crítica é um julgamento de mérito.

Só existe um tipo de crítica; e esta sempre julga o criticado muitas vezes intoleravelmente. Portanto, é ignorância popular afirmar que há a crítica construtiva e a destrutiva.

A Bíblia e sua Teologia nos ensinam: “Não julgueis, e não sereis julgados” (Mt. 7:1). O Novo Testamento nos apresenta Jesus como referencial para nossas vidas “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”; disse Jesus em (Mt.11:29).

Não há na Bíblia nenhuma passagem que mostre que devemos criticar as pessoas, Jesus nunca criticou ninguém; do apostolado à prostituta; Jesus orientava, dava sugestão, amava o próximo.

É hora de erradicarmos das nossas vidas a mania, mundana e carnal de criticarmos os outros. A Bíblia nos ensina diferente: crente não critica, antes sugere, não critica pelo contrário orienta, ensina, ama. É hora de mudarmos de hábitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!