quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Reflexão da Semana


NÃO DEVEMOS SER NEGLIGENTES


Texto. Hb. 13. 1 & 16.



Não há fama pior na vida de qualquer pessoa, do que a de ser negligente. Diria que muitas vezes nos metemos em situações delicadas e controvérsias por sermos negligentes.

Negligência (do latim "negligentia"), é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinónimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça". ...

Sendo assim: acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho a falta de trabalhadores na ceara do Mestre e os mais variados mal entendidos da vida tem uma vilã: A NEGLIGÊNCIA.

O autor da carta aos Hebreus em seu capítulo 13 inicia no verso 2 algumas adevertências sobre o perigo da Negligência em nossas vidas. Ele diz: “Não negligencieis”... A raiz da palavra negligência aparece cerca de 8 vezes na Bíblia, sendo que 3 apararições acontencem em Hebreus. Porque para este livro Bíblico não devemos ser Negligentes?


I – NÃO NEGLIGENCIEIS A HOSPITALIDADE. (Vers.2).


A hospitalidade era uma das marcas dos cristãos do primeiro século. Havia alegria em abrir as postas dos lares para os membros da família de Deus.

O apóstolo Pedro dizia: E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações," (I Pedro 4 :7- 9).

Jesus foi alvo da hospitalidade dos que o rodeavam (Zaqueu, Lázaro, A sogra de Pedro) , mas também foi rejeitado por muitos: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." (João 5 : 43)

Hoje ainda há omissos, desleixados e preguiçosos quando se trata de hospedar. São egoistas só pensam em sim mesmo. Não disponibilizam seus lares para o Mestre. E diz a Bíblia: “Pois alguns, praticando-as, sem saber acolheram anjos”

Segundo a Bíblia: Pastores, Diáconos e crentes comuns devem... (I Tm.3:2, Tt.2:8 e I Pe. 4:9).


II –NÃO NEGLIGENCIEIS A PRÁTICA DO BEM. (Vers.16)


Fazer o bem é o dever de cada crente. Mas, nem sempre esta regra é aplicada. Tem muito crente praticando o mal. Sendo Satanás o pai de toda maldade quem pratica a maldade é filho e servo de Satanás. (Cl.5:15) Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.”

Diz a Bíblia: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Rm.12:21). O exércicio do bem é a marca do crente remido por Cristo: “Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos”. (I Pe. 2:15).

Há um conselho para os que fazem o bem: “Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.” (Ec. 3:12).

Somos desafiados hoje a fazermos diferente, a não omitirmos a prática do bem: Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus” (III Jo.11)


III - NÃO NEGLIGENCIEMOS A MÚTUA COOPERAÇÃO. (Vers. 16)


Somos um só povo; isto significa que a cooperação é a nossa identidade. O apóstolo Paulo disse: (I Co.3:9) “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

Paulo também teve outros cooperadores:Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,” (Rm. 16:3) e ainda: Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo (II Co. 8:23).

Uma Igreja é uma comunidade, reunião de pessoas que juntas Louvam a Deus e se ajudam uns aos outros. Uma Igreja não é uma comunidade de um homem só: o Pastor... São muitos membros e cada um com uma função: “Assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.” (Rm.12:5).

Deus agrada-se e tem prazer quando nossa postura não é negligente. Ele espera que não sejamos negligentes. “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?” (Mt. 7:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!