domingo, 4 de outubro de 2009

Reflexão da Semana

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR



Texto: I Samuel 7.12


“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.”


Jamais devemos nos esquecer das bênçãos que Deus tem nos dado. O salmista tinha esta preocupação consigo por isso dizia: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”

Não devemos nos esquecer das vitórias que Deus tem nos dado. Mas lamentavelmente isto não tem acontecido. Nos esquecemos com uma imensa facilidade tudo o que Deus tem feito por nós.

Parece que nossa memória só é boa para pedir, mas quando se trata de ser grato a Deus e reconhcer que estamos onde estamos por causa Dele; aí começam os esquecimentos.

Samuel atribui a Deus a vitória sobre os Filisteus. Ele reconhecia que Deus somente Deus poderia conceder tamanho livramento. O (verso 8) diz: Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus”.


Os israelitas ganharam a Batalha: “Assim os filisteus foram abatidos,” (Vers.13)

A partir deste episódio Samuel erege um monumento a Deus: “Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.”

Quais eram os SIGNIFICADOS deste ato?



I - AQUELA PEDRA ERA UM MARCO DE VITÓRIA.

Todos nós temos os nossos marcos de vitória. Ainda que não seja um monumento visível, eles estão lá no fundo dos nossos corações.

Momentos em que Deus interveio ao nosso favor quando ninguém mais havia para tanto... momentos em que houve solução para algo que julgávamos sem solução.

Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel: "... e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel" (vs 13).

Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá - Romanos 11.29. Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.”

Marcos de vitória são registros de conquistas que só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, um diploma importante conquistado, um casamento realizado, um filho que nasceu, uma viagem missionária, uma pessoa resgatada, uma vida libertada, enfim seu novo nascimento.

Na verdade nossa vida é um marco de vitória, pois quando olhamos para trás vemos que há em nossa história grandes bênçãos conquistadas, que nunca mais o inimigo poderá tomá-las de nós. grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais poderam ser desfeitos.


II - AQUELA PEDRA ERA UM ALTAR DE GRATIDÃO.


Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem expulsou os filisteus, com seus raios e trovões. (Vers.10) “...E trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel”.

Samuel disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. A gratidão é uma virtude de poucos. Samuel honrou ao Senhor ao ser grato. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. (I Ts. 5:18)

Muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus) pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas, e se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas. Começe a Registrar as bênçãos num "Diário de Bênçãos". A Palavra Santa diz: Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: Não te deixarei nem desampararei” (Hb.13:5)

Levante "altares de gratidão" das bênçãos que lhe foram dadas por Deus, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você, como ensina aquele hino antigo: "Conta as bênçãos todas de uma vez e verás surpreso quanto Deus já fez".


III – AQUELA PEDRA ERA TRAMPOLIM DE FÉ.


Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias.

O Que Deus fez por nós ontem, nos dá a certeza que Ele continuará hoje e nos guiará para o amanhã. “Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre” - Hb 13.8.

As nossas experiências com Deus no passado são "trampolins de fé" onde podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele de todo o nosso coração, como crianças que se jogam nos braços do pai. A Bíblia ensina que: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. (Hb.11:1)

Repita sempre os seus testemunhos pessoais das bênçãos, conquistas, avanços que o Senhor operou em sua história e das manifestações do poder de Deus em sua vida, pois além de instilar fé em seus ouvintes, você também terá a sua fé renovada e fortalecida. E estará em condições de experimentar ainda mais o agir de Deus daqui para frente, vivendo "de fé em fé".


Ao nos lembrarmos das vitórias que Deus nos dá, estamos construindo MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO e TRAMPOLINS PARA A NOSSA FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores.

Hoje, não estamos aqui por acaso, nem por nosso mérito. O que nos faz viver, dormir, acordar, ir e vir não são nossas forças; mas desde o nosso nascimento até este momento: Até aqui nos ajudou o Senhor.


Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!