sábado, 14 de novembro de 2009

Reflexão da Semana


ÁRVORES

Texto: Mateus - 7 - 17 : 20


“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”


Jesus disse que os homens são semelhantes a árvores. Sendo assim, Há dois tipos de árvores:

a) Há árvores que produzem bons frutos e por isso são boas.

b) Há árvores que produzem maus frutos e por essa razão são má.

As duas árvores produzem, mas, somente uma encontrará o afago da mão do Senhor. Que tipo de árvores somos? Que frutos temos dado? Que tipo de frutos a árvore boa produz?


I - Frutos dignos de Arrependimento. (Mt 3:8)


Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;”


Esta é a primeira vez que a palavra karpós (fruto) aparece no Novo Testamento. São 66 vezes, das quais, a grande maioria, em Mateus.

É João Batista quem a profere pela primeira vez chamando Saduceus e Fariseus à uma mudança de vida.

Fariseus e Saduceus eram dois grupos religiosos da época, legalistas, radicais queriam ser mais crentes que os outros. (Aliás há muitas Igrejas que herdaram esta idéia).

Eram bons na teoria e uma vergonha na prática. Nada de compromisso com Deus, nada de mudar de vida, nenhum arrependimento, nenhuma confissão; somente a aparência da religiosidade que o ato externo do batismo lhes daria.

Atualmente, nos deparamos com cultos cheios de pessoas que cantam, oram, choram, ouvem a Palavra, mas lamentavelmente não se arrependem... Nem suas atitudes mostram mudanças. “Produzi...

Arrependimento é a palavra chave do Evangelho. Jesus começou seu ministério dizendo: Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4 : 17)

Os apóstolos deram continuidade dizendo: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," (Atos 3 : 19).

É impossível servir a Cristo sem mudar de vida, sem mostrar isto no dia a dia. Sem arrependimento não há conversão: há adesão, conveniências interessantes e utilitárias; passadas as necessidades, desaparecem essas pessoas até o próximo desemprego, doença ou desilusão. (Maus Frutos)


II – Frutos que Exalem o Bom Perfume de Cristo.


"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem." (II Coríntios 2 : 15)


Nossas vidas precisam ser referenciais para os de dentronos que se salvam” e também para os de fora; “nos que se perdem”

Deus exige que sejamos a mesma árvore boa que dá bons frutos em toda parte temos feito isto por onde passamos?

Olhemos a nós mesmos, examinemos a nossa vida, que tipos de frutos temos dado? Já dizia o profeta Jeremias: "Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR." (Lamentações 3 : 40)

Olhemos para trás e verifiquemos se nosso ministério, testemunho tem deixado vidas transformadas, fruto da unção e dom de Deus em nossa vida.

Avaliemos como está nossa família. Nossos filhos são crentes? Nosso lar recomenda o Evangelho? Sim, os frutos, quando existem, são visíveis, não se consegue escondê-los. É como o cheiro de um bom perfume.

Somos um jardim diante do Senhor, regado pela sua graça, pelo seu amor, somos o bom perfume... Exalamos cheiro de vida. É pra ser assim. Mas tem sido assim? O lamentável é que tem muita gente exalando podridão. Árvores com maus frutos e mau testemunho

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Mateus 23 : 27)


III – Frutos que Floresçam. (Mt.3:10)


“O machado está posto à raiz da árvore, o ramo que não dá fruto, ele o corta e lança no fogo inextinguível”.


Essa sentença de juízo profético continua relevante. Cabe à Igreja dar uma resposta.

Fomos chamados à frutificar. Esta é a marca da árvore boa. Este fruto precisa florescer e amadurecer. Jesus disse: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15 : 16)

Quem são nossos filhos na fé? Meu estilo de vida já levou quantos à Cristo? Em contrapartida quantos eu fiz cair na fé? Pelo mau testemunho, pela mentira, pelo egoísmo, pela fofoca...

O ouvido de Deus depende dos meus frutos aqui: ... a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."

Pelos frutos os conhecereis. Que tipo de árvores queremos ser? “O machado está posto à raiz da árvore, o ramo que não dá fruto, ele o corta e lança no fogo inextinguível”.

Que o Senhor nos ajude a sermos árvores plantadas junto aos ribeiros de água...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!