segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Reflexão da Semana


Como vencer os gigantes da vida.



Texto: 1º Samuel - 17 - 1 : 28


Muitas pessoas planejam triunfar na vida, e por um tempo sobem os degraus do sucesso, mas no final acabam fracassando. A vida não é fácil. O viver neste mundo é aflito. “No Mundo tereis...”

No labutar diário Há gigantes no caminho da vida que precisam ser enfrentados e vencidos. Os gigantes revelam quem somos: covardes ou corajosos.

Há gigantes reais (Problemas externos) e fictícios (problemas internos Psique) independente da nossa intimidade com Deus os Gigantes da vida se levantam contra nós.

Há desafios pela frente. O país passa por uma crise aguda. A economia está em crise. A saúde está em crise. A família está em crise. Há gigantes em cada esquina. Como vencê-los?



I - Você só vence gigantes quando tapa os ouvidos a voz de pessimismo do povo (v.10,11.)


Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito.”


O gigante Golias era um homem de mais de 3 metros de altura. Era uma duelista que infundia medo. O rei, seus exércitos e o povo tremiam de medo.

Durante quarenta dias o gigante afrontou os exércitos de Israel. Ninguém tinha coragem de lutar contra ele.

A voz do povo era de total pessimismo. Mas Davi não deixou o pessimismo do povo roubar a sua coragem. Ele enfrentou o gigante e o venceu.

O ditado popular diz que a voz do povo e a voz de Deus MENTIRA. A voz do povo é uma voz de fracasso. As pessoas são pessimistas em sua essência, lastimam-se de tudo comentam sobre a crise. Elas estão derrotas pela crise. Eles só olham para a altura dos gigantes.

Ilustrar: Quantas pessoas há um ano foram pessimistas; não acreditavam que este trabalho fosse florescer.

Mas é no tempo de crise que se revelam os heróis. É no ventre da crise que nascem os vencedores. Não escute a voz dos pessimistas. Não dê atenção aos medrosos. Você pode derrubar os gigantes. Você pode ser um vencedor.Não prestes atenção em todas as palavras que se dizem” (Ec.7:21)


II - Você só vence gigantes quando triunfa sobre as críticas dos que estão a sua volta (v. 28-30)


“Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.”


A crítica machuca quando vem de alguém que está acima de nós – Eliabe era o irmão mais velho.

A crítica machuca quando questiona as nossas motivações– Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção. Bem conheço a tua presunção...

A crítica machuca quando vem de pessoas que nos conhecem a muito tempo. Eliabe cresceu com Davi. Era seu irmão. Era da própria família. Quando mais íntima é a relação, mas dolorosa é a crítica.

A crítica machuca quando vem de pessoas que não acreditam em nosso potencial v. 31-33 – “Você não pode...”; “você não tem experiência”; “você é ainda muito jovem”. Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.”

Quantos estão hoje aqui. Mas foram duramente criticados por amigos e parentes por se decidirem por Cristo, por terem escolhido morrer para o mundo e viver para Cristo, por estarem nesta Igreja.

Ilustrar: Pastor Armando Filho foi dispensado por uma gravadora acusado de não ter vocação para cantar. Continuou... Walt Disney – Foi despedido por um editor de um jornal por FALTA DE IDÉIAS. Walt Disney foi à falência várias vezes.

foi o fundador da Disney. Meu Pai disse sobre minha vocação: “você não vai resistir não vai cumprir o que prometeu”. Não deixe as críticas colocar medo no seu coração. Fuja dos críticos e enfrente e vença os gigantes. “Em Cristo somos mais do que vencedores”. Jesus disse: Eu Venci o mundo.



III -
Você só vence gigantes quando desiste de lutar com as armas alheias para ser você mesmo v. 38-40;


“O rei revestiu Davi com sua armadura, pôs-lhe na cabeça um capacete de bronze e armou-o de uma couraça. Davi cingiu a espada de Saul por cima de sua armadura e tentou andar com aquela equipagem inusitada. Mas disse a Saul: Não posso andar com isso, pois não estou habituado!”


Saul queria colocar uma armadura em Davi que não era dele. Davi disse: “Não posso andar com isto” e “Davi tirou aquilo de sobre si” (v. 38-39).

Não podemos enfrentar gigantes com armas alheias. A fé do meu próximo não pode me ajudar é dele. “Cada um dará conta de si mesmo a Deus”

Em tempos de crise as pessoas irão fazer com que você se torne iguais a elas. Seja você mesmo. Você é uma pessoa única, singular.

Você pode vencer com os dons e talentos que Deus lhe deu. Você pode vencer no mesmo campo crivado de perdedores. “Maior é o que está em nós...” ex. Daniel e os legumes,

Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protetor. Não vencemos por causa da nossa sabedoria, força ou estratégias.

Ilustrar: O Camundongo e o Elefante - Quando andamos com Deus é assim que nos sentimos, como um camundongo com a força de um elefante; e depois de atravessarmos as águas turbulentas da vida, podemos dizer como o camundongo: “Deus, nós chacoalhamos aquela ponte, hein?”


Só ele merece a glória. Só ele deve ser engrandecido. Devemos depositar aos seus pés as nossas coroas. Se você tem Jesus com você, você tem tudo. Em Cristo você tem vida, vitória, salvação, esperança. Exemplo: O homem rico que coleciona quadros famosos. “Quem tem o Filho tem tudo”.

Não se assuste se os gigantes ameaçam você e tentam escarnecer de você. Lute, mas não igual ao irmão fulano ou ao pastor ciclano. Lute porque Cristo é com você.


IV- Você só vence gigantes quando reconhece que a vitória vem de Deus e a glória deve ser devolvida a Deus (v. 45,47;)


“Davi respondeu: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, do Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste.”

Davi entrou na peleja sabendo que é Deus quem nos conduz em triunfo. A vitória vem de Deus. É ele quem fortalece as nossas mãos para a batalha.

Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protetor. Não vencemos por causa da nossa sabedoria, força ou estratégias.

Ilustrar: O Camundongo e o Elefante - Quando andamos com Deus é assim que nos sentimos, como um camundongo com a força de um elefante; e depois de atravessarmos as águas turbulentas da vida, podemos dizer como o camundongo: “Deus, nós chacoalhamos aquela ponte, hein?”


Saul e seu exército fugiu porque olharam para o tamanho do gigante. Davi venceu porque olhou para Deus.

Conclusão.

Quem olha para os gigantes se intimida e como os espinhas de Israel passam a sofrer a síndrome de gafanhoto. Mas quando nossos olhos estão em Deus podemos dizer: “Se o Senhor se agradar de nós, podemos”.

As vitórias que temos vêm de Deus e devemos dar glória ao nome de Deus. Esse culto não é para homenagear vocês, mas para louvar a Deus que lhes conduziu até aqui em triunfo. Só ele é digno de louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!