quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vigília de Ano Novo

O FUTURO SERÁ MELHOR


Texto: Jr. 31:17

“Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR,...”

Introdução: Hoje é o último dia de 2009 foram 365 dias, 8.766 horas e 525.960 minutos por ano quanto tempo você gastou deste ano falando de Jesus? Há pessoas que gastam mais tempo cuidando da vida alheia do que da sua e da de Cristo.


Poesia o Tempo. De Olavo Bilac: Ela diz:

Sou o tempo que passa, que passa, sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando as vaidades da vida!

A correr, de segundo em segundo, Vou formando os minutos que correm…
Formo as horas que passam no mundo, Formo os anos que passam e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos…
Trabalhe porque a vida é pequena, E não há para o tempo demoras!
Não gaste os seus minutos sem pena! Não faça pouco caso das horas!


Estamos perdendo tempo, ou usando-o inadequadamente. Não sou otimista. Deixei para trás as esperanças mais humanas.

Procurei colocar as pessoas nos lugares apropriados, sem deixar que o meu coração se engane com promessas que não se cumprirão e palavras que se farão perdidas entre tantas outras, pois saíram de bocas e mentes que afirmam e não cumprem.

Dispenso toda e qualquer forma de previsão futura. Não creio nas cartas, no tarô, no horóscopo ou na leitura das mãos.

Deixo de lado as simpatias, os pulinhos e as sementes. Roupas brancas me dizem pouco quando penso nos dias que virão. Não consigo associar aquilo que deverei ser com os tecidos que cobrem parte do meu corpo.

Caminho noutra direção. Procuro outras trajetórias. Busco firmar o futuro naquilo que experimentei no passado e sinto no presente: a presença do nosso Deus em nossas vidas.

Lanço o olhar para os dias que se foram e reconheço as enormes dificuldades enfrentadas. Perdas, frustrações e enfermidades me alcançaram. Planos que faliram. Ideias que partiram como ventanias rápidas nos tempos invernais. Foi lá que Deus esteve comigo.

Sua presença, verdadeira. Seus braços, estendidos. Seus ouvidos, atentos. Sua voz, clara e firme, ajudando-me a ver melhor o que eu deveria ou não fazer.

Neste dia, quando o ano se finda, percebo um cansaço coletivo.

Posso estar enganado, mas parece haver uma apreensão silenciosa sobre tudo que nos cerca. A esperança goteja no mais incrédulo dos corações.

A cidade iluminada não é capaz de clarear as mentes e apresentar respostas... aos pais que choram a perda dos filhos e aos filhos que sofrem com saudade do pai e da mãe que lutam pela vida e insistem em permanecer ao lado daqueles que amam.

2009 não foi um ano fácil para ninguém, foi de fato o ano da Graça de Deus em nossas vidas, “A minha graça te basta...” ah! Se não fosse ela...

Hoje á poucos minutos de uma nova etapa, o desconhecido se aproxima e o que iremos fazer? Interrogações inundam nossos corações sobre o novo ano “Como será o amanhã responda quem souber”

Existe alguém que sabe tudo sobre o nosso amanhã, Ele promete e cumpre e nenhuma de suas promessas deixaram de se cumprir: O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco”. (II Pe. 3:9)

Deus me garante um futuro melhor: Inflarei meu peito com esperanças. Ainda que as coisas não aconteçam do jeito que eu desejo e as orações não tragam respostas rápidas e repletas com os conteúdos que o meu interior almeja, acredito que o futuro será melhor.

Digo isso, pois apesar das ausências de grandes certezas sobre o que acontecerá, estou certo que o Nosso Deus estará conosco no ano que está prestes a nascer.

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. (Rm.15:13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!