sábado, 13 de fevereiro de 2010

Reflexão da Semana


CARACTERÍSTICAS DA INTIMIDADE COM DEUS

Texto: Sl. 135. 5-6


Vivemos em uma época estranha. Onde um evangelho estranho está ganhando forças. A Igreja está perdendo as referências, os marcos antigos ditos na Bíblia. “Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.” (Pv. 22:28).

Tem-se pregado um evangelho de facilidades, razão pela qual há tantos crentes superficiais, fracos de Bíblia, gaguejando na oração, omissos na evangelização enfim sem intimidade com Deus.

Ilustrar: O Concurso para recitar o salmo 23 – O Velho semi-analfabeto conhecia o Senhor do salmo.

Há muitas pessoas (crentes) que estão tão perto de Cristo, mas muito longe de uma intimidade com Ele. Ex. foi Judas. “Amigo para que vistes?” (Mt.26:50) em outras palavras: (É esta a razão de você existir?)

Davi nos mostra o caminho à uma intimidade com Deus, na verdade são marcas características. Todos devemos ter.


I – É O RECONHECIMENTO DE QUEM É DEUS. (Vers.5)


“Em verdade, sei que o Senhor é grande, e nosso Deus é maior que todos os deuses”.


Uma das marcas registradas de Davi era a noção de quem Deus era. As lutas e embates desta vida com (casa, estudos, família, emprego, casamento...) tiram de nós a visão de quem realmente é Deus.

(João Batista passou por isso) “Se Jesus era o messias que haveria de vir”

Quem é Deus, irmãos, para nós? Apenas um personagem Bíblico e preso a ela? Ou o Criador que nos soltou neste mundo e pronto? Alguém impotente e indiferente ao nosso clamor? Davi diz: “sei que o Senhor é grande...” No hebraico: El Elyom, O Deus altíssimo; grande acima de tudo e todos: nosso Deus é maior que todos os deuses”.

Sua vida só vai mudar quando você reconhecer quem Deus é pra você; sua intimidade começa quando você busca conhecer a Deus. “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (O Brasileiro passa em média 10hs por semana em frente da televisão.)


II – E RECONHECE A SUA SOBERANIA (Vers.6)


“O Senhor faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas.”


Aquele que é intimo do Senhor sabe que Ele é Soberano. Muitos crentes têm dificuldade de aceitar isto. Conheço crentes revoltados com Deus...

Philip Yancei em seu livro: Decepcionado com Deus; diz: “A desilusão com Deus nem sempre surge de uma forma tão marcante. ela também aparece inesperadamente nos detalhes corriqueiros da vida diária.”

Há muitos crentes decepcionados com Deus porque não aceitam a Vontade Soberana do Altíssimo. Davi declara: “O Senhor faz tudo o que lhe apraz” Ele faz isto em todo lugar. (Céu, terra, profundezas e águas).

Nada nos acontece ao acaso, Deus tem o controle das nossas vidas em suas mãos. Em seu livro Deus está no Controle – Hernandes Dias Lopes diz: “Se esta convicção morrer em nosso coração perderemos a alegria de viver e não vamos aproveitar a vida em abundância que Jesus oferece.”


III – SABE QUE ELE ESTÁ SEMPRE CONOSCO. (Vers.13)


“Ó Senhor, vosso nome é eterno! Senhor, vossa lembrança passa de geração em geração,”


Na hora da dor, da luta, da tribulação muitas vezes nos sentimos só. Todavia, a essência de Deus é nos fazer companhia. (Emanuel).

A expressão: Ó Senhor, vosso nome é eterno! Significa a certeza de Davi de que Deus estava sempre com ele. O próprio Davi disse: “Ainda que eu andasse... Porque Tu estás comigo...”

Muitos crentes nas horas mais difíceis da vida ficam procurando o Senhor e muitos têm a sensação de que Deus está distante; porém é nessas horas que Ele nos carrega nos braços.

Aquele que é intimo do Senhor sabe que Deus não nos abandona. "Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Salmos 139 : 10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!