sexta-feira, 26 de março de 2010

Reflexão da Semana

FÉ & FAMÍLIA



Texto: Cl. 1:23


“Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes...”


A Bíblia afirma: “Sem fé é impossível agradar...” A Fé é, cada vez mais, objeto de pregações e colocada em prática. A cura física, a prosperidade, a libertação e a cura interior, são todas áreas nas quais vemos a fé crescer no coração daqueles que crêem, contudo o casamento e a família parecem permanecer os últimos da lista. Nada nesta vida será próspero sem fé...

A dúvida e a incredulidade permeiam o entendimento da igreja quando se trata da família e do casamento. O vilão desta história é o livre arbítrio é ele indicado como a principal razão pela qual um cônjuge não acredita na mudança do outro.

A esperança está desaparecendo do meio familiar, os pais não são fortalecidos em sua fé, e é dito aos filhos menores que a separação de sua família fará com que as coisas melhorem. Se a fé é o que traz esperança, como ela pode se desenvolver numa atmosfera sem esperança? Lamentavelmente esta é o retrato da família brasileira.

O apóstolo Paulo está escrevendo à uma família cristã, uma Igreja, isto implica dizer que ele estava aconselhando várias famílias, uma vez que a Igreja é composta...


I - Há falta de fé em nossas famílias hoje.


“Se é que permaneceis na fé...”


Porque há tantos divórcios? Jesus explica (Mt.19:8)Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio”. O coração duro, sem perdoar, rancoroso tem destruído lares, adoecido os filhos e conseqüentemente a sociedade.

Famílias crentes têm dificuldade de crê que Deus pode mudar situações familiares. Então não nos espanta a condição paulina: Se é que permaneceis na fé...

Muitos crentes ao ouvirem pregações sobre cura, libertação, prosperidade, crêem; tomam posse da palavra e vencem. Porque não acontece o mesmo com problemas no casamento e na família? visto que a Bíblia tem a resposta para tudo?

As Escrituras nos dizem muitas coisas sobre a fé. Nós sabemos que sem ela é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Nós sabemos que até mesmo Jesus foi impedido no seu ministério terreno, devido à falta de fé entre os que o rodeavam (Mateus 13:58). E as escrituras nos colocam uma importante questão, “…quando vier o filho do homem, achará porventura fé na terra?” (Lucas 18:8). Achará Ele fé no casamento e na família?



II - A Fé começa em nosso contexto familiar


“...alicerçados e firmes...”


Nós não podemos continuar falando sobre fé no corpo de Cristo desprezando o casamento e a família. Todas as nossas questões de vida têm sua origem no lar. Deus confiou a uma família o repovoamento do mundo (Noé).

Deus quer que nós aprendamos o que ele ensina sobre casamento e família. Nós temos que primeiro aprender como exercitar a fé no contexto de nossas famílias.

Ilustrar: A Avó e a mãe de Timóteo – Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti” (II Tm.1:15)

Parece muito mais fácil crer que Deus pode mudar a família, o casamento alheio menos o nosso. É muito mais fácil ter fé em coisas que estão fora do nosso contexto de família. Entretanto, Deus quer que nossa fé comece em nossas famílias! A família de Timóteo era alicerçada e firme na fé.


III – A FAMÍLIA PRECISA ESTÁ PROXIMA DA ESPERANÇA.


“...não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes...”


Para as nossas famílias; isto implica em fixar nossa visão nas promessas de Deus para além das circunstâncias. A Bíblia diz que Cristo é a nossa Esperança.

Muitos lares estão desmanchados pela distância que estão de Cristo. Uma família com a vida no altar jamais se deixará abater pelas ameaças do inferno. COM CRISTO NA FAMÍLIA TUDO VAI MUITO BEM...

ILUSTRAR: A família de Marcos reis - O Pai; saía para arrumar emprego e eles com fome o dia inteiro, mas a mãe crendo cantava e dizia Jesus está trazendo a comida.

CONCLUINDO: Não podemos escolher selecionar a nossa fé e o agir de Deus. O Deus que cura, liberta e prospera, é o mesmo que sustenta, guarda e mantém a família.

Fé em nossa família significa:


• Aprender qual é a visão de fé de Deus para o nosso cônjuge e filhos.

• Descobrir cedo; na vida de nossos filhos qual o plano de Deus para eles e cooperar para que ele se realize na vida deles.

Ilustrar: (O Filho de uma família nobre que queria ser caminhoneiro)

• Arrepender-se dos anos passados de quando não sabíamos o que agora conhecemos.

• Confiar em Deus a cada novo dia e crer que Ele está cuidando de cada membro da família.

A família é a arena onde nossos corações são mais testados e onde podemos ver o que ainda reside em nós. Andar em fé com a família é um processo para a vida toda. Toda família tem desafios. O inimigo busca nos dividir e conquistar nossas famílias, mas Jesus pagou o preço de nossa vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!