quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CRISTO, TEM MISERICÓRDIA DE MIM








JESUS E BARTIMEU
 

“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas”.


INTRODUÇÃO: Jesus estava na cidade de Jericó no vale do jordão., uma multidão o seguia “... juntamente com uma grande multidão” Marcos 10:46. Para Bartimeu aquele dia tinha tudo pra ser igual aos outros: “à beira do caminho pedindo esmolas.” Vers.46.


Bartimeu não tinha nenhuma expectativa de melhorar sua vida até saber que Jesus ia passar em Jericó gritava, entendendo que sua vez havia chegado; “Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Vers.47

Podemos aprender neste texto:

I – ESTAVA SENTADO A BEIRA DO CAMINHO SEM AMIGOS.(vers. 48)

Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
 

Tantas pessoas ali conheciam Bartimeu, sua necessidade, sua chance e direito de ser atendido por Jesus, mas o ignoravam... Fica quieto diziam as pessoas. Para muitos Bartimeu estava perturbando.

Também nos caminhos de nossas vidas encontraremos pessoas que não vão nos incentivar a clamar por Jesus (ladrões de sonhos). Mas, devemos imitar este cego e gritar mais auto ainda... diz a Bíblia: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Jeremias 33:3

II – ESTAVA SENTADO A BEIRA DO CAMINHO, MAS TINHA ESPERANÇA. (vers. 49)

Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".

Apesar do povo o repreender, o mandar ficar quieto, ele não perdeu a esperança de encontrar-se com Cristo. Mesmo sem ver ele enxergava em Jesus o que o resto da multidão não conseguia ver: o Filho de Deus que veio para salvar, curar, amar...

Não importa o que estejamos enfrentando se estamos de pé ou sentado sem forças o importante é não perder a esperança a Bíblia diz: Cristo é em vós, esperança da glória; Colossenses 1:27


III – BERTIMEU LEVANTOU-SE DA BEIRA DO CAMINHO PARA ENCONTRAR-SE COM O CAMINHO. (Vers.51-52)

"O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.


Ao encontrar-se com Jesus Bartimeu encontrou-se com a verdade e a vida... a pergunta de Jesus "O que você quer que eu lhe faça?” significa que Ele deseja ouvir nossa voz e fé em ação.

Ao responder à Jesus Bartimeu demonstra sua fé, Mestre, eu quero ver, e Jesus confirma: Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou.

Devemos sair do lugar de onde estamos parados, sentados e irmos pela fé até Cristo. Chegando até Ele tenhamos fé e seremos salvos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!