terça-feira, 23 de outubro de 2012

DERRUBE SEU GIGANTE



VENCENDO UM GIGANTE POR DIA

Texto: I Sm 17 .22-23


Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos, correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos. Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.



INTRODUÇÃO: A história de Davi contra Golias é conhecida por todos, sejam crentes ou não. Diariamente comparamos esta batalha diante dos problemas gigantescos que se levantam contra nós. Entretanto,  O SENHOR NOSSO DEUS NOS CAPACITA PARA VENCERMOS OS "GIGANTES" QUE A CADA DIA APARECEM EM NOSSA CAMINHADA.


Viver já é uma grande batalha diária, ninguém fica satisfeito em ao olhar ao redor e só ver derrota, conheço muitos que nunca cantaram um cântico de vitória na vida, só lamentações...


Deus capacitou Davi e o fez vencer Golias, aprendamos com Davi o caminho das vitórias...


1 - CAPACIDADE DE FICAR INDIGNADO – (vs 26).


“...Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” "

Quando estamos ligados com o céu, Deus nos capacita a ficarmos indignados da forma correta: Nesta vida situações se levantarão contra nós e devemos ficar indignados de maneira acertada.


a) Uma indignação não-egoísta: Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo, contra seu Deus. Ele foi solidário com a dor alheia. EU ESTOU INDIGNADO...


b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ao contrário, ofereceu-se voluntariamente para enfrentar o gigante. VOLUNTARIEDADE, palavra extinta no evangelho atual.


c) Uma indignação não-interesseira: Ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas oferecidas pelo rei para quem vencesse Golias (vs 25). Ele queria vencer o gigante em nome do Senhor Deus. Davi disse anos depois: “Não a nó, Senhor, não a nós...” Sl. 115.

Queremos ser vencedores, entretanto, somos egoístas, conformistas e interesseiros. Iremos vencer quem ou o que com a Judá de Deus?

2 -  CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS CRÍTICAS – (vs 28-29).


“Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar? "

Não acredito em crítica construtiva.  Porque a palavra crítica (do grego crinein) significa separar, julgar. A crítica é uma avaliação que julga o mérito a lógica de um raciocínio, a moralidade de uma conduta etc. SENDO ASSIM, APENAS DEUS PODE JULGAR (CRITICAR).


Entretanto, somos críticos por natureza, há pessoas que só vivem para criticar tudo e todos. Não temos o direito nem a competência para criticar (julgar ninguém).

Crente não critica, crente sugere, apresenta soluções. Somos bombardeados pelas criticas de pessoas que simplesmente se acham...

As críticas que Davi sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, (julgamento) mas Davi não se abalou com elas. Jesus disse: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Mateus 7:1

A crítica é tem infernal que tira o ânimo de qualquer pessoa. A vitória vem quando resistimos as críticas, sem criticar.




3 - CAPACIDADE DE AGIR COM CORAGEM – (vs 32).
 

Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele".


Esta Escrito: Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7  . Fomos chamados por Deus para  sermos corajosos. Deus disse isto a Josué...

Coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Davi teve esta habilidade.


Coragem sim; suicídio, não! Davi era corajoso, mas não era suicida.
Sua coragem não estava baseada em discursos bem elaborados, nem em sua habilidade de lutar ou em sua força (tinha 1,60m)

Não! Sua coragem estava baseada em suas experiências pessoais com o Deus vivo,
"Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. V 45

O resto da história todos sabemos Davi venceu o Gigante: Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou. 1 Samuel 17:50


Vencer os gigantes reais ou psicológicos é o desejo de cada um de nós. A vitória de Davi aconteceu porque ele recebeu de Deus:

- Capacidade de ficar indignado da forma correta.
- Capacidade de resistir às críticas.
- Capacidade de agir com coragem.

Não abra mão de sua vitória, derrube seu gigante o Ap. Paulo disse: Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!