segunda-feira, 10 de junho de 2013

FORTALECENDO OS LAÇOS



FORTALECENDO OS LAÇOS


Texto: Mc. 10:9/Hb. 9:27


“Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”


INTRODUÇÃO: Estamos em nosso segundo Jantar dos casais, sejam estes namorados, noivos ou casados; cuidar da vida a dois é preciso. Fortalecer os laços que nos unem é mais que uma meta, é uma missão, é um desafio; é mistério de Deus.

Muitos casais estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou Ser o casamento estão perdendo tempo de viver um relacionamento pleno, consolidado, estável.

 Em Hb 9:27, lemos que o homem só vive uma vez... Ou você acerta ou você acerta. Não dá pra Errar, só temos uma oportunidade. (Isto aplica-se a todas as áreas de nossas vidas), incluindo aa vida a dois; o casamento.


A vida é única e conforme diz a Bíblia passa depressa, (Sl.90:10)  Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos”!


Queridos tanto o texto lido anteriormente quanto este falam da brevidade da vida. Ou seja a Bíblia diz que a vida é única curta e rápida, Você não pode perder tempo.


Não dá pra se aborrecer com coisas supérfluas, não há tempo para se desentender com coisas pequenas porque a vida é uma só. Parece que foi ontem  que nos conhecemos... Tudo mudou. Fortalecer os laços é vital... Há tantos casais que se desentendem por coisas tão insignificantes que dá até vergonha contar...

Isto significa que nós não podemos perder tempo com coisas insignificantes temos que parar de nos aborrecer com coisas pequenas, desprezíveis já que nossa expectativa de vida é de 80 anos.
 A verdade, é  que nossos laços são enfraquecidos pelas coisas banais: seu copo predileto que quebrou, a toalha molhada em cima da cama, a pasta dental amassada ao meio, comida insossa, fria, amados nada disso justifica o enfraquecimento do casamento.

O que vamos ver nesta noite provavelmente você já tenha ouvido, ou já sabe. Difícil mesmo é lembrar na hora certa. Tenhamos como Exemplo de laços fortalecidos o relacionamento e a família de Jó. Ler Jó. 1-5

I - O RELACIONAMENTO É FORTALECIDO PELO CARÁTER.

 Jó era um homem de caráter, e homem de caráter hoje é artigo de luxo, tá na lista de extinção semelhante a mulher. Onde há falha no caráter os laços são desfeitos, acabam.  Eis a razão do divórcio, adultério, da promiscuidade.

Queridos casais, caráter significa: uma qualidade inerente a uma pessoa desde o seu nascimento, refletindo o seu modo de ser.

Jó era um homem sensacional como Pai, esposo e servo de Deus. Já o Rei Ezequias colocou tudo em ordem menos a sua casa.

 Ezequias encantou o mundo de sua época, menos sua família, menos a Deus. Mas, Jó é diferente, homem rico, íntegro, reto, conforme Deus o define. Jó tinha tudo que um ser humano podia ter em riquezas. Tinha uma família grande e próspera.

 II – O RELACIONAMENTO É FORTALECIDO QUANDO NÃO DEIXAMOS NOS ABATER PELOS REVÉS DA VIDA.
  
O casamento de Jó vai passar por uma prova de fogo. Jó perde tudo. Dormir rico acorda pobre, dorme tendo 10 filhos, acorda para enterrá-los.

Apesar de perder tudo, nunca blasfemou de Deus. Era crise financeira, perda dos filhos uma doença na pele... Fica claro que está tempestade e susseções  de tragédias também afetava a seu casamento...

Ainda há quem fale mal da mulher de Jó ela chegou a pedir a Jó para amaldiçoar a Deus e depois tirar a própria vida. Mas a mulher de Jó era uma mulher fantástica. Conheço muitas mulheres que vão embora quando o dinheiro acaba. ELA FICOU AO LADO DE JÓ. Sem dinheiro e sem filhos.

Jó não tinha bens, filhos, sexo, empregados, nem amigos estes só estão juntos quando temos algo a oferecer.  Mas havia alguém ao lado de Jó. Quem era? sua mulher.
  
Ela soube suportar os dias mãos, fortaleceu seus laços no casamento. O casamento dela não era baseado em dinheiro (hoje muitos vivem de aparência por conta do dinheiro) Quando casa é meu Bem, quando se separa é meus Bens.

Ele não pediu o divórcio porque ela queria que ele morresse, ela  não pediu o divórcio porque Jó a chamou de louca eles permaneciam juntos.

No cap. 42 a Bíblia diz que Deus restitui a sorte de jó dobrou seus bens e ele teve 10 novos filhos e com quem? Com a mulher que independente das circunstâncias da vida esteve ai seu lado o tempo todo.
  
III – O RELACIONAMENTO É FORTALECIDO QUANDO  O ENTREGAMOS NAS MÃOS DE DEUS.( Jó 42:2 & 13)

 "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” Também teve ainda sete filhos e três filhas.

Jó queridos casais, viveu dias difíceis, em todas as áreas de suas vidas. Também vivemos dias assim. Mas, sua confiança em Deus fortaleceu seu casamento, com a  mesma rapidez com que perdeu tudo, Jó ganhou tudo de volta. E em dobro.

A beleza de suas filhas eram maior do que as que morreram (15). E porque Deus fez tudo isto. Por que Jó nunca deixou de crer que Deus podia mudar sua situação.

Enquanto muitos torciam para que Jó continuasse na lama, social, econômica, conjugal, familiar, Há muitos que querem nos ver assim em nossos dias, Jó dizia: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. (Jó 19:25)
  
A vida conjugal de Jó é um exemplo de casamento para nós. Eles foram de um extremo ao outro Humanamente falando; eles desfrutaram do melhor e enfrentaram o pior. Mas venceram saíram mais fortalecidos do que antes.
  
Nossos relacionamentos serão fortalecidos se, tivermos Caráter conjugal (mente de Cristo), se resistirmos as tempestades da vida (Casa sobre a Rocha) se, o entregarmos nas mãos de Deus (O Senhor Edificando a Casa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Opinião!